11 Benefício da Caminhada

A caminhada é o exercício mais fácil que existe, podendo ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade, independente do nível de habilidade e condicionamento físico, à qualquer hora do dia ou da noite, em casa, na academia ou ao ar livre. Quer algo mais prático do que isso?

Para quem leva uma vida sedentária, começar com 10 minutos de caminhada por dia já trazem benefícios, e aquelas que já levam uma vida ativa podem aumentar este tempo para 20 à 40 minutos ou adicionar um pouco de corrida.

Confira os benefícios que o simples ato de caminhar traz para a saúde física e mental:


1- Melhora a circulação sanguínea: caminhar durante aproximadamente 40 minutos reduz a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício, pois, durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. 

2- Combate a osteoporose: a compressão dos ossos da perna que ocorre durante a caminhada, assim como a movimentação de todo o esqueleto faz com que ocorra uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico, facilitando a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem de osteoporose. 

3- Controla o impulso de comer: fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida. 
  
4- Protege contra derrames e infartos: por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto, fazendo com que os vasos fiquem mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução.

5- Regula os níveis de colesterol: a caminhada age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. 

6- Mantém a depressão longe: a endorfina liberada durante a caminhada traz a sensação de alegria e relaxamento. 

7- Aumenta a sensação de bem-estar: uma breve caminhada em áreas verdes pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a auto-estima.

8- Deixa o cérebro mais saudável: os estímulos recebidos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos. Pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral, o que é um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais. 

9- Diminui a sonolência: caminhar durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico de produção das substâncias estimulantes, como a adrenalina, que deixa o corpo mais disposto durante as horas após o exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite. 

10- Mantém o peso em equilíbrio e emagrece: ao praticar a caminhada, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica, o que causa uma queima de gorduras corporais. Mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. 

11- Torna o pulmão mais eficiente: as trocas gasosas que ocorrem no pulmão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência, fazendo com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.