7 Perguntas e respostas sobre o Óleo de Coco

1- Da onde vem o óleo de coco?

Como o nome da já, o óleo de coco é extraído da fruta coco, sendo que existem dois tipos deste óleo, são eles:

Refinado: feito a partir do coco seco.
Extravirgem: feito a partir do coco fresco, sendo que o óleo é extraído da fruta em até 48 horas após a colheita.



2- Qual é o tipo de gordura que o óleo de coco fornece?

O óleo de coco é composto em 87% de gordura saturada, mas do tipo triglicérides de cadeia média, que trazem inúmeros benefícios - ao contrário da gordura saturada comum e não estão relacionados ao aumento do mau colesterol (LDL), pelo contrário, normalizam esta taxa..

3- Tabela nutricional do óleo de coco


4- Quanto posso comer de óleo de coco por dia?

A quantidade diária recomendada de gordura saturada por dia é de 22 gramas, sendo que uma colher de sopa (15g) do óleo contém 12,97g, 59% do que se deve comer deste tipo de gordura diariamente. Levando em conta o fato de que há diversos outros alimentos que possuem este tipo de gordura, como carnes e derivados do leite, não é recomendado que se coma mais do que 1 colher de sopa por dia deste alimento.


5- Por que o óleo de coco é melhor do que os outros óleos?


O maior diferencial do óleo de coco diante dos outros óleos é o tipo de gordura saturada que ele contém, que são metabolizados diretamente no fígado e convertidos em energia, que, caso não seja gasta, não se acumula em forma de gordura como o tipo normal de gordura saturada. Até existem outros alimentos que contém esse tipo de triglicéride, mas as quantidades são tão pequenas que eles sequer são contabilizados.

6- Como devo consumir o óleo de coco?

Sempre opte por comer o óleo de coco sem leva-lo ao fogo, pois aquece-lo faz com que muitas de sua propriedades se percam. Algumas sugestões:

- Finalize pratos quentes (arroz e peixes);
- Pode ser utilizado como tempero de saladas (na versão extravirgem);
- Use-o na preparação de bolos e tortas;
- Misture o óleo em iorgutes, sucos e batidas.

7- Existem algum problema em consumir mais do que o recomendado?

Comer mais do que 22g de gordura saturada por dia com certeza pode acarretar em problemas, não importa quão saudáveis elas sejam. O excesso de consumo do óleo à longo prazo pode resultar em sobrepeso, traz riscos cardiovasculares, aumento do colesterol e pode causar diarréia.


Um comentário:

  1. Muito legal o conteúdo do seu blog com ótimas informações gostaria de lhe dar os parabéns e desejar sucesso no seu espaço e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.