Intestino preso - Por que acontece? Como evitar?

   O intestino preso é um problema que afeta principalmente as mulheres. De acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira Gastroenterologia (FBG) no final do ano de 2012, 26% das mulheres entre 18 e 60 anos sofrem de intestino preso. 

   Uma solução temporária são os laxantes, que forçam a ida ao banheiro mas não resolvem o problema totalmente. Uma das melhores maneiras é resolver com alimentos naturais, como frutas e receitas de sucos e chás, que ajudam a resolver o problema da constipação intestinal de maneira saudável, quando são inseridos diariamente na alimentação.

Por que ocorre?

Alguns dos motivos mais comuns são:
Falta de fibras alimentares;
Consumo excessivo de proteína animal;
Consumo excessivo de alimentos industrializados;
Falta de atividade física;
Desidratação;
Estresse, depressão e ansiedade;
Efeito colateral de medicação;
Alterações do metabolismo;
Problemas no colo e no reto (diverticulose, hemorróidas, fissuras anais).

Há também alguns fatores psicológicos que podem afetar as mulheres, como a timidez sobre o assunto, a postergação da ida ao banheiro em viagens e o desconforto de ir ao banheiro fora de casa - coisas que não deveriam ser um problema para ninguém!

Consequências do intestino preso

Sensação de inchaço;
Alteração no humor;
Mal-estar;
Gases;
Distensão abdominal;
Afeta a vida sexual da mulher (Segundo pesquisa da FBG, 57% das mulheres não faz sexo quando está há muitos dias sem ir ao banheiro);
Menos confiança;
Dor abdominal.

Como acabar com o problema?

A prisão de ventre não é uma doença em si, mas sim, um sintoma. Tratar esse mal é, normalmente, simples - quando não se trata de doenças mais sérias. A maioria das pessoas se beneficia apenas com mudanças na dieta e no estilo de vida, adicionando mais fibras, líquidos e atividades físicas no dia-a-dia (ingerir mamão, ameixa, aveia, frutas e legumes em geral). Em alguns casos mais sérios, podem ser prescritos supositórios e laxantes para facilitar o processo.

Dicas para evitar o problema:

- Vá ao banheiro SEMPRE que tiver vontade;
- Beba muito líquido;
- Beba álcool com moderação - ele ajuda a ressecar as fezes;
- Coma frutas com casca.

Procure um médico caso o problema persista por muito tempo ou se agrave repentinamente.


Fonte:

iTODAS. Prisão de ventre. Disponível em http://www.itodas.com.br/bem-estar/prisao-de-ventre-receitas-caseiras-contra-o-problema. Visto em 13 fev 2014.

VARELLA, Drauzio. Prisão de Ventre. Disponível em http://drauziovarella.com.br/letras/p/prisao-de-ventreconstipacao-intestinal/. Visto em 13 fev 2014.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.