6 Dúvidas respondidas sobre a Glutamina

1- O que é a Glutamina?

A Glutamina é um aminoácido muito importante para o corpo pois participa de uma quantidade enorme de processos no corpo. Ele é tão abundante que aproximadamente 60% dos aminoácidos presentes no organismo estão na forma de glutamina, sendo importantes para processos musculares, cerebrais, pulmonares, intestinais, renais e até hepáticos.


2- Por que suplementar com Glutamina?

Durante o stress, como atividades físicas intensas, ocorrem algumas mudanças importantes no fluxo de glutamina. A concentração muscular diminui consideravelmente, enquanto as células do sistema imunológico e do intestino mostram maior demanda deste aminoácido. Durante estas situações intensas, os níveis de glutamina podem, inclusive, cair abaixo do nível normal, resultando em desequilíbrio de algumas funções corporal e maior vulnerabilidade do sistema imunológico. Durante esta situação, um fornecimento extra de glutamina é importante, pois faz com que o corpo não só se regenere mais rapidamente, mas não tenha nenhuma de suas funções prejudicadas nem ocorra a deterioração da massa muscular.

3- Quais são as suas funções no corpo?

É fonte de energia do sistema imunológico;
Mantém as células intestinais em pleno funcionamento;
Diminui a perda de massa magra em exercícios físicos intensos e situações de estresse;
Alimenta células musculares;
Ajuda a manter a massa muscular.

4- Quais os benefícios da suplementação com Glutamina?

Aumenta os níveis do hotmônio de crescimento no corpo, gerando maios crescimento muscular;
Aumenta a queima de gordura;
Melhora a performance na atividade física;
Fortalece o sistema imunológico;
Melhora a cicatrização de machucados;
Ajuda na recuperação do tecido muscular pós treino;
É utilizada como fonte de energia, poupando a massa muscular;
Melhora a absorção de nutrientes pelo intestino.


5- Como a Glutamina deve ser tomada?

A glutamina vem em cápsulas ou em pó. Quando em pó, pode ser misturada com água, sucos, shakes ou whey protein. Os melhores momentos para tomar são depois de malhar e antes de dormir.


6- Qual é a quantidade diária recomendada de Glutamina?

De maneira geral, em torno de 10g de glutamina por dia já trazem benefícios. Para saber a dosagem correta para você, consulte um nutricionista.




Fontes:

BARRA DE CEREAL. Conheça os benefícios da Glutamina. Disponível em http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/09/17/conheca-os-beneficios-da-glutamina-que-ajuda-a-manter-a-massa-magra/. Visto em 05 fev 2014.
COOPERATIVA DO FITNESS.
CORPO PERFEITO. O qual você sabe sobre a Glutamina? Disponível em http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=32. Visto em 05 fev 2014.
MAROMBA PURA. Glutamina. Disponível em http://www.marombapura.blog.br/dicas-de-suplementos/glutamina-o-que-e-e-pra-que-serve-a-glutamina/. Visto em 05 fev 2014.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.