Diferença entre carboidratos simples e complexos

   Os carboidratos são macronutrientes muito importantes para o ser humano, pois fornecem ao organismo a energia que é utilizada tanto nos processos internos do corpo quanto na realização de exercícios físicos. 

   Para quem pratica atividade física e quer perder gordura corporal é importante conhecer os tipos de carboidratos, para fazer boas escolhas na hora da alimentação, sabendo a função de cada um deles:

Carboidratos simples:

   Resumidamente, pode-se dizer que os carboidratos simples são fonte de energia imediata para o organismo,  sendo digeridos rapidamente e fazendo com que se sinta fome logo após a refeição.

   Este tipo de carboidrato influencia nos aumentos dos níveis glicêmicos no sangue, por isto, não devem ser consumidos com frequência. 

   A glicose, o açúcar utilizado pelo corpo, é o mais simples dos carboidratos que existe, sendo que, quando é consumido, é dividido pelas células e transformado em energia e armazenado na forma de glicogênio nos músculos e nos fígados. Este armazenamento, se não for utilizado imediatamente, será convertido na forma de gordura - o que normalmente ocorre quando é consumido em excesso. 

   A melhor hora para consumir um carboidrato simples é após atividade física intensa, pois esta energia será utilizada imediatamente pelos músculos.

   São carboidratos simples: açúcar, macarrão refinado, arroz branco, doces em geral, compotas, geléias, pão branco, refrigerantes.


Carboidratos complexos

   Os carboidratos complexos são muito mais benéficos para o corpo do que os carboidratos simples, são carboidratos que são digeridos mais lentamente pelo organismo. As vantagens são muitas: a sua digestão é lenta, dando maior sensação de saciedade por mais tempo; são muito mais nutritivos, contendo mais vitaminas e minerais; são fontes de fibras.

   Este processo de digestão lenta proporciona um fornecimento constante de energia e limita a quantidade de açúcar convertida em gorduras por um bom tempo, podendo ser consumido a qualquer hora do dia. 

   É importante consumir algum tipo de carboidrato complexo antes do treino de musculação e atividades físicas intensas, pois a liberação constante de energia para o corpo melhorará seu rendimento.

   São carboidratos complexos: arroz integral, macarrão integral, pão integral, grão de bico, maçã, batata doce,  sementes, vegetais, mandioca.

   Quando se possui uma dieta composta por carboidratos complexos existe uma maior improbabilidade no consumo excessivo de calorias na forma de carboidratos simples, como açúcar, pois os carboidratos complexos são de menor teor calórico, além de serem ricos em fibras, limitando assim o consumo de outras formas de calorias por se sentir saciado por mais tempo.




Fontes:


FITNESS ESPORTE NUTRIÇÃO. Função dos carboidratos (...) Disponível em http://www.fitnessesportenutricao.com/carboidratos-complexos-carboidratos-simples.html. Visto em 05 fev 2014.
SALGADO, Jocelem. Consumo regulado de carboidratos simples (...). Disponível em http://www2.uol.com.br/vyaestelar/carboidratos01.htm. Visto em 05 fev 2014.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.