Conheça partes de alimentos que jogamos fora mas que fazem bem à saúde

   Muitas vezes, principalmente se tratando de frutas, legumes e verduras, colocamos uma grande parte do alimento no lixo, sendo que estas partes poderiam estar sendo aproveitadas de uma maneira criativa na cozinha, gerando não apenas economia mas também muito mais saúde! Talos, cascas, folhas e sementes, muitas vezes, tem muito à nos oferecer em prol da nossa saúde.

TALOS

   Os talos em geral, mas principalmente os de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, contém fibras e vitaminas, podendo ser aproveitados em refogados, no feijão, na sopa, para o preparo de suflês ou como recheio de tortas e lasanhas.

   O agrião possui um talo com muitas vitaminas, principalmente vitamina C, que combate infecções. Uma dica também é usar os talos em um omelete!

   Retire bem com escova e água os possíveis pesticidas que podem se encontrar nesta parte do alimento, pois, normalmente, é um local que fica exposto aos produtos químicos.





FOLHAS

   Cada folha tem algo diferente a oferecer, então, quanto maior a variedade, melhor. As folhas de cenoura e da salsa, por exemplo, são ricas em carotenoides, que são convertidos em vitamina A. As folhas do rabanete são fonte de selênio, poderoso antioxidante. Já as folhas de beterraba são ótima fonte de potássio.

SEMENTES

   As sementes já estão muito populares entre aquelas que cuidam da saúde, fazendo enorme sucesso graças aos seus benefícios, tanto que são vendidas separadamente, já prontas para o consumo. Para aproveitar os benefícios das sementes, basta torra-las e ingeri-las inteiras ou moídas como parte de receitas, em saladas de frutas, iogurtes, sucos, ou onde preferir. 

   As sementes são, frequentemente, fontes de ômega 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais essenciais ao corpo.


CASCAS

   As cascas são ótimas fontes de fibras, importantíssimo para o bom funcionamento do intestino, além de, algumas vezes, ser mais cheia de nutrientes do que a polpa da fruta (como no caso da goiaba, que contém o dobro de antioxidantes quando comparado com a polpa). A casca da banana é repleta de potássio, fibras e minerais, e as cascas de abacaxi, cenoura e laranja oferecem vitamina C, fósforo, cálcio, fósforo e fosfato.

   Caso não seja possível comer a fruta com a casca, uma dica é usa-las como parte de recheios de bolos, geléias, doces em geral e para fazer chás. Não esqueça de higienizar adequadamente a fruta antes do consumo!


Fontes: 
FUJIRO BLOG. Alimentos que você joga fora(...). Disponível em http://www.fujiro.com.br/blog/index.php/2011/08/alimentos-que-voce-joga-fora-podem-ser-melhores-que-os-que-voce-consome/. Visto em 4 fec 2014.
VIVA NUTRIÇÃO. Saiba quais alimentos(...). Disponível em http://www.vivanutricao.com/saiba-quais-partes-do-alimento-jogamos-no-lixo-e-que-fazem-bem-a-saude/. Visto em 4 fev 2014.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.