Quais são os efeitos de uma vida sedentária

   O sedentarismo é definido como a falta de atividade física regular. Infelizmente, na sociedade moderna, é comum ver pessoas que passam o dia sentadas no trabalho, voltam para casa de carro e ficam assistindo televisão ou utilizando o computador. Isto, ao longo do tempo, tem um efeito importante e devastador sobre o bem-estar físico e mental da pessoa.

   Há uma série de efeitos maléficos provenientes de um estilo de vida sedentário, e entre os mais graves estão a obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Se uma pessoa passa o dia todo sentada, os ossos e músculos do corpo tornam-se mais fracos, levando à dor crônica e, muitas vezes, à artrite. Um estilo de vida sedentário também pode acelerar o processo de envelhecimento e até causar problemas psicológicos.

   A obesidade é um dos efeitos mais comuns da falta de atividade física. Se uma pessoa passa a maior parte de seu dia sentado e come a mesma quantidade de comida que alguém que pratica atividade física, o ganho de peso contínuo é certo. Ao longo do tempo, isto leva à obesidade e excesso de gordura corporal, além de aumentar a probabilidade do desenvolvimento de diabetes.

   As doenças cardíacas ocorrem mais em pessoas sedentárias pois o coração não recebe o suprimento de sangue necessário se a maior parte do tempo de uma pessoa é gasto sentado. Alguns tipos de câncer, como de cólon e câncer de mama, também são mais comuns entre as pessoas que têm esse estilo de vida.


   A osteoporose é outro dos muitos efeitos negativos de ser sedentário. Ao sentar-se, os ossos não são colocados sob estresse, isso pode resultar em os ossos mais frágeis e também aumentar a possibilidade de artrite.

   A perda de força muscular pode soar como um efeito menos grave, mas pode causar muitos outros problemas. Se os músculos não são regularmente desafiados e colocados sob tensão, então eles tendem a ficar mais fracos, levando à má postura, à uma redução na capacidade de realizar tarefas normais, e dor crônica.

   Outro efeito negativo é que o sedentarismo pode acelerar o processo de envelhecimento e aumentar a pressão sanguínea. Esta situação também pode levar a problemas psicológicos, tais como ansiedade e depressão, porque o exercício é essencial para um cérebro saudável.

   Mude! Exercite-se! Estamos aqui para te apoiar sempre que você precisar!

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.