Iogurte normal, iogurte grego, bebida láctea e iogurte probiótico: Qual é a diferença?

Iogurte grego

   O iogurte grego contém maior quantidade de proteína, mas também de gordura (exceto na versão  light), e apresenta uma textura cremosa e sabor menos ácido do que o iogurte normal, conquistando muita gente que já adorava iogurte! 

   O processo de fabricação deste tipo de iogurte é diferente do iogurte normal, obtendo suas características devido à uma diferente concentração de seus componentes sólidos (ou removendo parte do soro do produto ou pela adição de ingredientes como proteínas do leite, creme de leite ou gomas naturais espessantes - não sendo especificado por cada fabricante).

   O resultado desse iogurte, em comparação com o tipo normal, é menos açúcar e boa digestibilidade. O ideal é optar sempre pela versão light do produto, que contém metade da quantidade de gorduras e carboidratos da versão normal, mantendo as proteínas.

Iogurte comum

   O iogurte tradicional é obtido através da fermentação do leite pelas bactérias ácido-lácticas Streptococcus salivarius subesp. thermophilus e Lactobacillus de lbrueckii subesp. bulgaricus. Esta fermentação produz um alimento muito saboroso e apreciado por muitas mulheres, além de proporcionar um aumento de 400% no teor de aminoácidos livres em relação ao leite.

   Este alimento possui muitas propriedades nutricionais e funcionais, possuindo baixo índice glicêmico e colaborando com a manutenção de uma boa flora intestinal, o que faz você sentir mais saciedade, por mais tempo. Prefira o consumo de iogurtes naturais, complementando-o em casa com frutas, cereais, geleias, mel, entre outras coisas. Versões light também são uma ótima opção.


Bebida láctea

   A bebida láctea é produzida através da mistura do leite com o soro de leite proveniente do processamento de queijos. Pode ser fermentada ou não, adquirindo diferentes versões.

   A maior vantagem do consumo de bebidas lácteas está nas proteínas do soro lácteo, que ajudam a manter a massa magra do organismo e também colaboraram para aumentar a imunidade,além de diminuir a pressão arterial.

Iogurte probiótico

   O termo probiótico diz respeito a culturas de micro-organismos vivos que promovem efeitos benéficos à saúde humana, melhorando as propriedades da flora intestinal. O iogurte probiótico é um produto fermentado com as mesmas bactérias do iogurte junto às bactérias probióticas.

   Seu consumo beneficia principalmente o intestino. Este alimento pode melhorar distúrbios intestinais e melhorar o funcionamento do sistema imunológico. O gênero de bactérias Bifidobacterium bifidum, por exemplo, cria um ambiente favorável para o crescimento de bactérias "amigáveis" no intestino grosso e no trato vaginal. 



Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/04/saiba-tudo-sobre-o-iogurte-grego-4112049.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.