Se exercitar no final da noite pode causar insônia?

   O exercício físico regular reduz o stress, reduz a ansiedade e geralmente melhora o sono, portanto, normalmente, não é um fator causador de insônia.

   Em geral, a atividade física reduz o stress do dia-a-dia e faz você se sentir bem tanto com o seu corpo quanto com a sua mente, sendo que quanto maior o prazer que você tem em fazer a atividade física da sua escolha, maiores serão os benefícios de redução de stress. 

   O exercício aeróbico de intensidade moderada, além de reduzir a ansiedade, é prescrito contra insônia crônica inclusive algumas horas antes de dormir.

   O que ocorre é que, para algumas pessoas, fazer exercícios dentro de cinco horas antes de dormir pode causar problemas para dormir.

   Lembre-se, casa organismo é diferente. Para algumas pessoas, o exercício no final do dia não é um impeditivo para o sono. Para descobrir se o exercício atrapalha o seu sono, basta testar o exercício neste horário, fazendo anotações sobre o quão bem você dormiu naquele dia, se exercitando em horários diferentes por alguns dias para ver o resultado. Isto irá lhe ajudar a saber qual hora do dia é mais benéfica não apenas para o seu sono, mas também para o seu rendimento no treino.


Fontes:

INSONIAS. Desportos e exercícios para dormir melhor. Disponível em http://www.insonias.com/desportos-combater-insonia/. Visto em 01 dez 2013.

MORGENTHALER, Timothy. Late-day exercise. Disponível em http://www.mayoclinic.com/health/exercise/AN01063. Visto em 01 dez 2013.

SCIENTIFIC AMERICAN - Mente e cérebro. Exercício físico reduz insônia. Disponível em http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exercicio_fisico_reduz_insonia_cronica.html. Visto em 01 dez 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.