Manjericão - Ótimo para temperar e ótimo para a saúde

   O manjericão não é apenas um ótimo tempero para todos os tipos de comida, ele também é um super aliado da sua saúde! Todas sabemos que, para ficar com um corpo em dia temos que estar 100% com a nossa saúde, e incluir folhas de manjericão no tempero traz os seguintes benefícios:

Possui propriedades antibacterianas
   O manjericão possui óleos voláteis (estragol, linalol, cineol, eunenol, sabinene, mirceno e limeneno). Estes óleos são capazes de inibir a ação de diversas bactérias que se tornam resistentes à antibióticos, como a E. Coli e a Salmonella.


Ótimo para a saúde cardiovascular
   Este tempero possui alta concentração de carotenóides, como o beta-caroteno e, consequentemente, grandes quantidades de Vitamina A, além de magnésio. Essa combinação protege as células epiteliais, inclusive os vasos sanguíneos, contra os dados que os radicais livres causam, além de ajudar a evitar que os mesmos radicais livres acarretem na oxidação do colesterol na corrente sanguínea.

Age como calmante
   O manjericão contém fitoquímicos que diminuem o cortisol - hormônio que faz com que você se sinta mais tensa - podendo ser considerado um alimento antiestresse.

Possui efeitos antiinflamatórios
   Outro benefícios é que o manjericão inibe a atividade de uma enzima chamada ciclooxigenas (um dos efeitos de medicamentos como aspirina e ibuprofeno), que caracteriza o manjericão como um alimento que possui propriedades antiinflamatórias, proporcionando inúmeros benefícios para a saúde - como artrite reumatóide e doenças intestinais inflamatórias.


Fontes:

LIBERO ALIMENTOS. Disponível em http://www.liberoalimentos.com.br/2013/09/top-5-motivos-para-comer-mais-manjericao.html. Visto em 16 dez 2013.
I-LEGUMES. Manjericão. Disponível em http://www.i-legumes.com/manjericao-beneficios.html. Visto em 16 dez 2013.
M DE MULHER. Manjericão age como calmante. Disponível em http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/manjericao-age-como-calmante-e-protege-as-celulas-do-organismo/. Visto em 16 dez 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.