Consequências do sódio no organismo

   O sódio é um mineral que é extremamente importante para o nosso corpo. Ele é vital pois garante, junto com o potássio, o equilíbrio hidroelétrico corporal além de ser essencial para a contração muscular (inclusive do miocárdio), além de regular a pressão arterial. Outras funções dele no corpo são que ele conserva o tônus muscular e é responsável pelas sinapses (impulsos nervosos dos neurônios).

   Infelizmente esse mineral não é encontrado apenas no sal, mas também é abundante em diversos alimentos industrializados, e o seu excesso faz muito mal para o organismo. O consumo diário de cada pessoa não deve ultrapassar as 2,8 gramas de sódio - o que é extremamente fácil de ser excedido.


   Sempre leia o rótulo dos alimentos industrializados que está comprando, principalmente de temperos prontos, pois muitos possuem 50% do sódio diário em apenas uma dose do produto.

   Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a população brasileira ingere duas vezes mais sódio do que o recomendado diariamente, e isto está trazendo diversos malefícios para a saúde da população em geral. O excesso de sódio pode acarretar em diversos problemas para o corpo, como:

- Retenção hídrica;
- Edema de pernas;
- Mal estar;
- Dor de cabeça;
- Falta de ar (em casos mais graves);
- Aumento da pressão arterial;
- AVC em casos mais graves;
- Insuficiência cardíaca;
- Infarto do miocárdio;
- Insuficiência renal.

   Cuidado com o sódio! Para ter um corpo malhado e definido é realmente importante estar 100% saudável, então, siga estas dicas e controle o consumo de sódio:

- Sempre leia os rótulos dos alimentos antes do consumo e prefiram aqueles que sejam o mais natural possível;

- Usar sempre ervas ao invés de sal e temperos prontos;

- Não coma com o sal na mesa!

Sua saúde agradece!


Fontes:

VILA MULHER. Alimentos que rebatem o excesso de sódio. Disponível em http://vilamulher.terra.com.br/bem-estar/nutricao/alimentos-que-rebatem-o-excesso-de-sodio-11-1-70-703.html Visto em 18 dez 2013.
REVISTA VIVA SAÚDE. Efeitos do excesso de sódio. Disponível em http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/efeitos-do-excesso-de-sodio-no-corpo/127/. Visto em 18 dez 2013.
SAUDE INTEGRADA VIVA. Excesso de sódio. Disponível em http://www.saudeintegradavida.com/2011/10/excesso-de-sodio/#.UrHkUZFambk. Visto em 18 dez 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.