Cuidados com os joelhos na musculação

   É muito falado que a musculação causa dores e lesões nos joelhos, e muita gente logo começa a sentir as tais dores ao malhar. Mesmo assim, há uma grande quantidade de gente que malha há anos e não apresenta nenhum tipo de lesão, por que será? 

O que é o joelho?

   O joelho é a maior articulação do corpo humano, sendo composto de ossos, cartilagem, ligamentos e meniscos - e é responsável por carregar a maior parte do peso do corpo. 

   Quando caminhamos, o peso que o joelho aguenta é de 2 à 4 vezes o total do peso corporal, sendo que, durante uma corrida, o valor sobe para 7 vezes o peso corporal. Fica clara a importância do cuidado com esta articulação!

Como evitar lesões?

- Não tenha pressa para ganhar músculos, pois a sobrecarga em exercícios como agachamento, hack e leg press podem acarretar em lesões.

- Cuidado para fazer o movimento certo, com ou sem peso.

- Cuide a postura ao caminhar.

- Sempre dê o intervalo recomendado pelo orientador físico para não haver sobrecarga nos joelhos.


- Quando for praticar atividade física de impacto, como corrida, use um tênis adequado para esta atividade, que possua amortecimento.

- O cuidado também deve ocorrer fora da academia, portanto, não ande 100% do tempo de salto, pois faz com que os joelhos fiquem hiperestendidos.

- Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries pode causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.

- Sem seguir estas dicas, você fica exposta à desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.

- Treino a posterior e o quadríceps na mesma intensidade. É normal termos o quadríceps mais desenvolvido que a posterior, portanto, tente manter o equilíbrio da musculatura.

- Cuide para posicionar os pés da maneira correta, plano, durante o treino para distribuir corretamente a distribuição do peso do corpo.


Fontes:

HÉRNIA DE DISCO. Joelhos na Musculação. Disponível em http://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/artigos/joelhos-na-musculacao/. Visto em 22 nov 2013.

G1. Sobrecarga na musculação. Disponível em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/03/sobrecarga-na-musculacao-pode-provocar-lesoes-nos-joelhos.html. Visto em 22 nov 2013.

TREINO TOTAL. Saúde dos joelhos x Musculação. Disponível em http://www.treinototal.com.br/revista/2009/09/29/joelhos-musculacao-condromacia-lesao-prevencao/. Visto em 22 nov 2013.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.