Controle o tamanho das porções e emagreça mais

   As pesquisas dizem que as pessoas comem mais quando são oferecidas porções maiores de comida, mesmo não precisando. Até mesmo crianças a partir dos dois anos são afetadas pelo tamanho das porções, comendo mais do que o normal. Nosso julgamento sobre o tamanho das porções foi completamente distorcido por porções servidas em restaurantes, embalagens prontas de alimentos e feitas em casa por nós mesmas, sem nenhum parâmetro. 


   Diante destes fatos, como vamos refazer nossa noção sobre a quantidade que devemos comer?

   Comece por conhecer as porções adequadas. Compre uma balança de cozinha e um copo de medição e use-os constantemente, para praticamente todos os alimentos que fores consumir, antes e após o preparo. Caso você não tenha noção de quanto deve ingerir em cada refeição, consulte um nutricionista e continue usando as dicas dadas aqui para se manter na dieta após a consulta!

   Uma porção de peixe é do tamanho de um baralho de cartas e uma porção de fruta é do tamanho de uma bola de tênis. Tendo estes exemplos, você pode criar os seus próprios parâmetros comparativos para comer quando não possuir balança nem copo de medição à mão.

   2 dicas para ajudar o controle das porções no seu dia-a-dia:

- Teste a si mesmo! Sirva-se de uma tigela de cereais e  em seguida, transfira-o para um copo de medição. Era a dose que você esperava? Quanto se diferencia da porção recomendada para você?

- Não coloque panelas na mesa! Ao invés disso, sirva-se na cozinha a porção inteira e coma longe das panelas. Você vai pensar duas vezes antes de se levantar, pois a primeira porção já foi suficiente e não haverá a comida extra na sua frente.

   Comer um pouco a mais de vez em quando não acarreta em problema nenhum para sua forma física nem para a sua saúde, mas fazer disto um hábito pode ser muito prejudicial. Cuide-se!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.