Calor intenso e atividade física

   É muito fácil se manter segura durante a atividade física em climas quentes, basta observar alguns cuidados básicos que vão lhe manter saudável e hidratada. Beber bastante líquidos, vestir roupas adequadas, comer adequadamente e cronometrar seu treino para evitar o calor extremo são cuidados básicos que, se tomados, garantem sua segurança durante atividades físicas em altas temperaturas.

Como o calor afeta o corpo

   Exercitar-se em clima quente coloca uma pressão extra sobre o seu corpo e  se você não tomar cuidado básicos, há o risco de doença relacionadas ao calor, que podem ser graves. 

   Para ajudar a se refrescar, seu corpo envia mais sangue para circular através de sua pele. Isto deixa menos sangue para os músculos, que por sua vez aumenta o ritmo cardíaco. Se a umidade também é alta, seu corpo enfrenta um pouco mais de dificuldades porque o suor não evapora facilmente da sua pele. Isso aumenta ainda mais a temperatura corporal.

Doenças relacionadas ao calor

   Se você está exposta a altas temperaturas e umidade por muito tempo, suar muito e não beber bastante líquidos, o resultado pode ser uma doença relacionada ao calor. Essas doenças demoram para se desenvolver, começando de leve, mas pioram se não tratadas:

Câimbras
São contrações musculares doloridas, afetando principalmente as panturrilhas, quadríceps e músculos abdominais. Durante a câimbra, o músculo afetado podem ficar rígido. A sua temperatura corporal pode estar normal e também ocorrer câimbras.

Exaustão pelo calor
Com a exaustão pelo calor, a temperatura do corpo sobe até 40º e você pode sentir náuseas, vômitos, dor de cabeça, desmaios, fraqueza e pele fria e úmida. Se não tratada, pode levar à insolação.

A insolação
A insolação é uma condição de emergência com risco de vida, que ocorre quando a temperatura do corpo é maior do que 40º. Sua pele pode estar quente, mas seu corpo pode parar de suar para ajudar a refrescar-se, o que é ruim. Você pode desenvolver confusão e irritabilidade e precisa de atenção médica imediata para prevenir danos cerebrais, falência de órgãos e até a morte.

Preste atenção aos sinais de alerta

   Durante o exercício em climas quentes, observe os sinais e sintomas de doenças relacionadas ao calor . Se você ignorar estes sintomas, sua condição pode piorar e resultar em uma emergência. Os sinais e sintomas incluem:

- Câimbras musculares;
- Náuseas ou vômitos;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Confusão.

   Se você desenvolver algum destes sintomas, você deve imediatamente baixar a temperatura do corpo e ingerir líquidos, parando o exercício imediatamente e saindo do calor. Se possível, tenha alguém para ficar com você que pode ajudar a monitorar sua condição. Além disso, tire a roupa extra e beba líquidos. Se possível, molhe o corpo com água fria. Se você não se sentir melhor dentro de 30 minutos, entre em contato com seu médico. Se houver sinais de insolação, procure ajuda médica imediata.

   Importante! Conheça o seu nível de aptidão! Antes de se exercitar no calor, saiba se você é capaz de se exercitar da mesma maneira em clima mais ameno, sem fazer grandes inovações nas atividades e no ritmo. Seja mais cautelosa quando se exercitar ao ar livre no calor, seu corpo pode ter uma menor tolerância ao calor caso você sempre se exercite dentro de uma academia. E sempre beba bastante líquidos!


Fonte: http://www.mayoclinic.com/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.