Tipos de chás e seus benefícios

   Os chás são bebidas práticas de serem preparadas e deliciosas de ir tomando ao longo do dia, além de trazerem inúmeros benefícios. Eles podem ser consumidos de diversas formas, sendo que a mais comum é a pura e simples infusão das folhas secas em água quente. 

   Confira o benefício de alguns dos chás mais populares:

Chá verde

   O chá verde é famoso pelas suas propriedades terapêuticas, grande quantidade de antioxidantes - que retardam o envelhecimento, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB e previne inflamações. Além disso, também protege

Chá preto

   O chá preto funciona como anti-inflamatório e ajuda a liberar o intestino preso, além de ter propriedades adstringentes.

Camomila

   O chá de camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Além disso, é um dos aliados naturais contra a TPM! Um estudo revelou que a camomila é indicada para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda acombater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos e veja o resultado!

Hortelã

   O chá de hortelã estimula a digestão, além de ter efeito calmante.

Alecrim

   O alecrim tem o poder de combate a anemia, gripe ou dores por contusões. Além disso, ele possui efeito anticáries. Um estudo comprovou que o alecrim tem propriedades antioxidantes, retardando o envelhecimento, mesmo quando usado em poucas quantidades.

Erva-Cideira

   O cha de erva-cidreira serve como remédio caseiro para mais de 20 doenças. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, aerva é indicada para acalmar os ânimos também, além de ajudar com os sintomas da TPM.

Erva-mate

   A erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Além disso, também possui antioxidantes, que  são capazes de inibir o envelhecimento precoce.

Urtiga

   A urtiga é rica em vitamina C e minerais. É indicado para os problemas de artrite e gota. Além disso, é bom ainda para as mamães que estão amamentando, pois aumentaa a produção de leite.

Boldo

   O chá de boldo melhora consideravelmente problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de ajudar na digestivão - ótimo para tomar depois daquela refeição pesada à noite. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

Dente-de-leão

   O chá de dente-de-leão tem efeito diurético, desinchando o corpo, principalmente no período pré menstrual  


Fonte:

SARMENTO, Caroline. Tipos de Chás. Disponível em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/tipos-de-chas-conheca-os-beneficios-de-cada-bebida/2278. Visto em 22 out 2013.

SALGADO, Jocelem. Saiba para que servem os principais tipos de chás. Disponível em http://www2.uol.com.br/vyaestelar/consumo_de_chas.htm. Visto em 22 out 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.