quinta-feira, outubro 31, 2013
0
   A contratura muscular é uma lesão muscular muito comum não apenas em praticantes de atividades físicas, mas também em pessoas que ficam na mesma posição por um longo período de tempo. É muito comum ocorrer nas costas, pescoço e ombros, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

   As contraturas musculares são pontos localizados no músculo, elas se assemelham a um nódulo e são extremamente sensíveis ao toque. Basicamente, elas consistem na contração involuntária e permanente de algumas fibras de um feixe muscular, podendo ocorrer dor no próprio local ou em outra parte do músculo, devido à tensão excessiva que ocorre no local constantemente.

   Não se sabe a razão exata do aparecimento das contraturas, nem em pessoas sedentárias nem em praticantes de atividades físicas, mas são conhecidas algumas situações que podem vir a causa-las, tais como:

- Má postura;
- Stress psicológico;
- Falta de alongamento, falta de flexibilidade e rigidez muscular;
- Fadiga;
- Falta de fortalecimento muscular;
- Ausência de aquecimento antes da atividade física.

   Há algumas maneiras de se livrar de uma contratura muscular sem que seja necessário atuação direta sobre o músculo, conheça algumas delas:

- Técnicas de correcção de desequilíbrios musculares, correção de má postura e reeducação postural, fortalecimento e alongamento, como RPG;
- Avaliação do padrão de caminhada e o uso de palmilhas de compensação para correções de alterações posturais.

   Algumas vezes estas técnicas não são suficientes, sendo necessário o trabalho direto sobre o músculo, podendo ser utilizadas algumas das técnicas à seguir, que são feitas por fisioterapeutas e/ou massagistas:

- Ionização e aplicação de ultra-sons;
- Aplicação de calor local (com panos úmidos, não mais de 20 minutos e desde que não hajam sinais  de inflamação);
- Massagem dos tecidos afetados;
- Alongamentos localizados do músculo;
- Estimulação elétrica;
- A acupuntura poderá ser benéfica no alívio da dor localizada.


Fontes:

MUSCULAÇÃO TOTAL. Lesões musculares. Disponível em http://www.musculacaototal.com.br/contratura-muscular/. Visto em 31 out 2013.

MAIA, João Carlos. Contraturas Musculares. Disponível em http://www.correrporprazer.com/2011/10/contraturas-musculares/. Visto em 31 out 2013.

0 comentários:

Postar um comentário