Dicas para aproveitar melhor a atividade aeróbica

Independente de qual for a sua atividade aeróbica preferida, estas dicas vão lhe ajudar a render mais:

1. Alongue-se 
O alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade do corpo, além de preparar os músculos para a atividade física que está por vir. Atenção apenas com o alongamento depois da prática esportiva, que deve ser leve para não ultrapassar os limites do corpo.

2. Tome bastante água
Quem pretende fazer um exercício aeróbico precisa criar o hábito de beber bastante água, até porque ela vai sendo perdida durante o exercício, fazendo com que o seu rendimento diminua caso ela não seja reposta. Leve sempre com você uma garrafinha cheia!

3. Escolha o local mais adequado
Pode ser que você esteja planejando fazer uma atividade aeróbica na academia, mas caso você pense em fazer alguma atividade ao ar livre, escolher o local adequado é muito imporante. Se o local for muito irregular ou íngreme, pode contribuir para problemas nas articulações daqueles que não estão acostumados com o exercício. Prefira locais com grama ou pistas ao ar livre preparadas para corrida, se você ainda não está acostumado a dar voltas e voltas pelo bairro.

4. Fique atento ao horário
Principalmente no verão, prefira os períodos do dia com temperatura mais amena, quando o sol não estiver muito forte. Além do calor, o número de pessoas na rua também é algo a se considerar, pois horários em que a rua está mais vazia são melhores para o seu rendimento, pois acaba evitando muitos desvios e paradas.

5. Respire direito 
A regra é simples: inspire pelo nariz e expire pela boca. O que ocorre é que, ao se atingir um ritmo mais rápido do exercício, acaba-se inspirando na hora errada para levar mais ar para os pulmões. Isso pode ser evitado, basta não acelerar mais do que o habitual, mantenha-se nos seus limites, e avance aos poucos!

6. Comece devagar
As pessoas que não fazem atividade aeróbica devem iniciar andando por 30 minutos contínuos pelo menos 3 vezes por semana. Esta regularidade após as primeiras semanas de adaptação melhorará progressivamente a resistência física, dando cada vez mais resultados!

7. Fique atento ao tênis
Não treine com qualquer tênis! As atividades de impacto, como corrida, necessitam de um tênis adequado para a atividade, para que você não prejudique suas articulações e gere dores desnecessárias no corpo.

8. Se exercite regularmente
Quanto mais regularmente você se exercita, melhor será sua resistência e capacidade física. Tente sempre superar metas pré-determinadas por você mesma, como tempo de duração da atividade ou determinada distância percorrida, e vá tentando, aos poucos, melhorar sua marca antiga.


Curta Mulher Malhada no Facebook para muito mais dicas!

Fonte:

KURT, César. 10 dicas. Disponível em http://saude.abril.com.br/edicoes/0299/corpo/conteudo_283714.shtml. Visto em 29 out 2013.

CORPO PERFEITO. Andar ou correr? Disponível em http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=105. Visto em 29 out 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.