Benefícios da Vitamina B para ganhos de massa muscular

   Para ganhar massa muscular é necessário que você esteja em dia não apenas com a quantidade de proteína e carboidrato ingeridas, mas também com todos as vitaminas, já que a deficiência de uma única vitamina pode comprometer os seus ganhos. 

   Vamos entender qual é o papel da Vitamina B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) no corpo e onde podemos consegui-la através da alimentação:

   Antes de especificarmos cada uma das vitaminas do complexo B, pode-se dizer que, no geral, elas regulam o funcionamento do organismo, trazendo equilíbrio entre a forma como ocorre o consumo energético, o que quer dizer que ela tem papel importantíssimo nas seguintes funções:

  • Crescimento do cabelo;
  • Saúde da pele;
  • Tônus muscular;
  • Apetite.
   Além disso, ao estar em concentração ideal no corpo, atua contra diversas doenças:

  • Protege o fígado de diversas doenças;
  • Melhora o metabolismo do organismo;
  • Evita depressão;
  • Combate doenças cardiovasculares;
  • Previne doenças do sistema nervoso.
   Agora conheça cada uma das vitaminas do completo B, seus benefícios e em que alimentos elas são encontradas:

Vitamina B1 ou Tiamina

Onde encontrar: levedo de cerveja, carne, fígado, ovos, queijos, sementes, cereais integrais, vegetais verdes e folhosos.

Porque é importante: Esta vitamina é indispensável para o crescimento muscular, pois está envolvida na formação da hemoglobina, uma proteína encontrada nas células vermelhas, cujo papel é transportar o oxigênio através do corpo, reabastecendo os músculos em atividades. Quanto mais intenso é o exercício, mais fundamental se torna a Vitamina B1.

Vitamina B2 ou Riboflavina

Onde encontrar: carne, legumes e leite.

Porque é importante: A Vitamina B2 participa da produção de energia e no metabolismo da proteína. Já foi comprovado em estudos a relação direta entre a ingestão desta vitamina e o ganho de massa muscular.

Vitamina B3 ou Niacina

Onde encontrar: peixe, carnes, aves, levedo e fígado.

Porque é importante: Esta vitamina participa de aproximadamente 60 processos metabólicos relacionados à produção de energia, sendo fundamental para quem malha intensamente e, consequentemente, precisa de energia nos treinos. 

Vitamina B5 ou Ácido Pantotênico

Onde encontrar: batata doce, melaço, abacate e lentilha.

Porque é importante: A Vitamina B5 está envolvida na produção da coenzima A, que atua diretamente na regulação do metabolismo das gorduras.

Vitamina B6 ou Piridoxina

Onde encontrar: carnes, ovos e leguminosas.

Porque é importante: A Vitamina B6 é realmente importante para quem malha por ser a única vitamina que se relaciona diretamente com a quantidade de proteína ingerida, sendo que o metabolismo dos aminoácidos é totalmente dependente desta vitamina. Quanto mais proteína for ingerida pelo organismo, maior deve ser o consumo de Vitamina B6.

Vitamina B7 ou Biotina

Onde encontrar: banana, carnes, rim, fígado, levedura e gema de ovo.

Porque é importante: Esta vitamina tem função importante no metabolismo dos aminoácidos, além de atuar na produção de energia para o corpo.

Vitamina B9 ou Ácido Fólico

Onde encontrar: gérmen de trigo, levedura, fígado, vegetais de folha escura, leite e ovos.

Porque é importante: Sua falta pode causar anemia, diarreia e má absorção de nutrientes.

Bitamina B12 ou Cobalamina

Onde encontrar: carne, fígado, leite, queijo e ovos.

Porque é importante: A Vitamina B12 é muito importante no metabolismo dos carboidratos, geradores básicos de energia para a atividade física. Atua também na manutenção dos tecidos do sistema nervoso, responsável pelos comandos que o cérebro dá aos músculos. Como o sistema nervoso está constantemente envolvido em atividades de contração, coordenação e crescimento muscular, é muito importante mantê-lo sempre saudável e bem nutrido.

   As Vitaminas do Complexo B podem trazer ainda mais diversos benefícios, mas focamos apenas naqueles mais importantes para pessoas praticantes de musculação!


   Curta Mulher Malhada no Facebook!

Fontes:

CORPO PERFEITO. Saiba porque as Vitaminas B são fundamentais. Disponível em http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=30. Visto em 7 out 2013.

TUA SAÚDE. Alimentos Ricos em Vitamina B. Disponível em http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b/. Visto em 7 out 2013.

COPACABANA RUNNERS. Vitaminas do Complexo B. Disponível em http://www.copacabanarunners.net/vitaminas-b.html. Visto em 7 out 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.