Importância de Beber Água

   Durante qualquer atividade atividade física, o corpo humano perde muito líquido através do suor, que é composto de 99% água. O suor é a forma que o corpo possui para manter a temperatura do corpo em 37 graus, por isso, durante um exercício, muita água é eliminada e deve ser reposta através da ingestão de água. 

   A água interfere em alguns mecanismos muito importantes do nosso corpo, como transportar oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração, absorver nutrientes e glicose e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação. Ou seja, a falta de água pode até diminuir o seu desempenho.

   Quando alguém chega a ficar desitradado apresenta menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água no corpo pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, pode até levar à morte.

Qual é a quantidade ideal de água?

   O ideal de líquidos que se deve ingerir diariamente é de 2 litros, aproximadamente - pode variar de uma pessoa para outro. É importante ressaltar que, embora a água deva ser sempre a preferência, chás, sopas e frutas também contam! 

Confira alguns benefícios de um corpo bem hidratado:

Ingestão de água ajuda a emagrecer.
Reduzir a retenção de líquidos, pois faz os rins trabalharem.
Traz sensação de saciedade - ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite.

Desintoxica o corpo.
A água auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. 
Junto com as fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. 
Auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.

Mantém pele, unhas e cabelos bonitos
Todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características pode-se perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele.

Evita dores de cabeça e mau humor
Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre em casos mais extremos. 
Desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. 

DICA: tenha sempre com você uma garrafa de água ao alcance das mãos ou dentro da bolsa se for sair de casa, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede. 


Curta Mulher Malhada no Facebook e fique por dentro das novidades!
Fonte:

DISCOVERY MULHER. A importância da hidratação durante a atividade física. Disponível em http://discoverymulher.uol.com.br/saude/exercicios/a-importancia-da-hidratacao-durante-a-atividade-fisica/. Visto em 11 set 2013.

VARELLA, Drauzio. Bons motivos para você não deixar de tomar água. Disponível em http://drauziovarella.com.br/noticias/cinco-bons-motivos-para-nao-deixar-de-tomar-agua/. Visto em 11 set 2013.

GNT. Cinco motivos para beber água. Disponível em http://gnt.globo.com/bem-estar/dicas/Cinco-motivos-para-beber-agua.shtml. Visto em 11 set 2013.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.