Benefícios da Musculação na Terceira Idade

   A adoção de um estilo de vida saudável incluindo a musculação como exercício físico regular não traz benefícios apenas estéticos de curto e longo prazo, mas também traz um envelhecimento saudável principalmente para aqueles que envelhecem já fazendo uma atividade física, mas também faz bem para quem já está na terceira idade e resolve iniciar a atividade.
   Musculação na terceira idade melhora a qualidade de vida, dando mais bem-estar, mais auto-estima, mais velocidade e mais equilíbrio físico. Contribui também para a manutenção e melhora da densidade óssea e ajuda no controle de doenças como diabetes, artrites, doenças cardíacas e depressão.
   
   Um benefício muito importante é que os praticantes de musculação da terceira idade tem menos quedas que os que não praticam atividades físicas, pois os músculos das pernas e das costas são mais fortalecidos, além de os reflexos corporais serem mais aguçados e haver uma maior flexibilidade.

   O ganho de peso que vem naturalmente com a idade também é controlado com a musculação, ajudando muito na qualidade de vida.

   Não há nenhuma contra-indicação da musculação na terceira idade, mas aqueles que nunca praticaram antes devem começar devagar e com acompanhamento de um profissional de educação física. Este profissional vai saber o limite corporal de cada um, sem nunca ir além do que é necessário.


Fontes:

ACADEMIA MALHAÇÃO. A importância da atividade física na terceira idade. Disponível em http://www.academiamalhacao.com.br/site/html/noticia-detalhe.php?noticia=266. Visto em 24 set 2013.
OLYMPIA ACADEMIA. Malhação na terceira idade. Disponível em http://olympiaacademia.com.br/?p=253. Visto em 24 set 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.