Alongamento na Musculação: É importante?


   Antes da prática da musculação é necessário aquecer, principalmente por se tratar de um exercício que exige força corporal e vai usar os músculos intensamente. O ato de aquecer antes do exercício faz com que o rendimento durante a atividade propriamente dita seja maior.

   Na musculação, o aquecimento pode executando o próprio exercício que será feito com carga logo após, mas, durante o aquecimento, a carga é baixa e as repetições altas. Pode ser feito também através de uma atividade aeróbia ou até algum alongamento que trabalhe especificamente o músculo que será utilizado nos exercícios do dia. 

   Diante das opções de aquecimento que se tem para serem feitos antes da musculação, não é especificamente necessário que seja feito o alongamento antes de malhar, mas, mesmo não sendo necessários, incluir um alongamento leve no aquecimento pode ajudar a preparar as articulações para a atividade intensa.

   Alguns estudos dizem que o alongamento serve unicamente para aumentar a qualidade de vida, pois melhora consideravelmente a flexibilidade. Como a musculação tende a deixar os músculos rígidos e com um leve encurtamento após malhar, algumas pessoas se sentem melhor alongando após o treino, mas não é uma regra geral, já que não há estudos que comprovem que o alongamento realmente previna lesões, mas sim, há estudos que comprovam que pode ser prejudicial ao desempenho no treino da musculação se for feita com muita intensidade, portanto, alongamentos leves são os recomendados.

   Os alongamentos leve são aqueles em que você força o membro até chegar a um ponto de suave tensão, sem dor, e segure por essa posição por 10 à 30 segundos - até a tensão sentida inicialmente diminuir. Se você alongar até um ponto em que não se sinta confortável, pode ser prejudicial ao seu corpo e ao seu treino.

   Curta Mulher Malhada no Facebook e fique por dentro das novidades!



Fontes:

HERDINA, Simone. Qual a importância do alongamento. Disponível em http://saude.ig.com.br/bemestar/pergunteaopersonal/qual+a+importancia+do+alongamento+apos+a+musculacao/a1237980569692.html. Visto em 13 set 2013.
FISICULTURISMO. Alongamento e Musculação. Disponível em http://fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=260. Visto em 13 set 2013.
CORPO PERFEITO. Descubra a importância do alongamento. Disponível em http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=58. Visto em 13 set 2013.

Um comentário:

  1. Sempre me alongo depois dos treinos, e sinto que se eu não me alongar, fico muito dura nos outros dias, e fica difícil fazer minha aula de yoga.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.