Agachamento Profundo ou 90º - Qual é o melhor?

   Para as meninas que querem ganhar massa muscular nos membros inferiores, é unanimidade em todas as academias: o melhor exercício para isto é o agachamento! Mas o que ocorre ainda é um certo preconceito contra o agachamento completo, aquele que vai até quase o chão, como na foto a seguir:

Agachamento profundo
   
   Uma boa notícia é que você pode fazer o agachamento profundo sem medo, não precisa parar com as pernas a 90º na descida!  Esta maior amplitude de movimento aumenta a intensidade do exercício, promovendo maior utilização dos músculos e consequentes ganhos de força e massa muscular. A amplitude completa do agachamento faz com que aumentem as ações musculares e diminuam as tensões nas articulações.

   Sobre o risco de lesões no agachamento profundo, não é algo que se corre o risco quando se treina membros inferiores em dias alternados (nunca em dias seguidos) nem quando se coloca uma carga compatível com sua força e menos ainda quando se utiliza a técnica correta (seu instrutor da academia pode lhe orientar se você está fazendo de forma correta). Nunca use mais carga do que seu corpo comporta, é o seu corpo que está em jogo!

   Quando se vai realizar o agachamento profundo, é inevitável que se utilize uma carga menor do que quando se faz o agachamento até 90º, o que torna esse exercício seguro para os praticantes de musculação.

Curta Mulher Malhada no Facebook e fique por dentro das novidades!

Fonte:
GENTIL, Paulo. OLIVEIRA, Elke. Agachamento e joelho. Artigo disponível no portal Gease http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=69. Visto em 13 set 2013.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.