O Papel das Fibras no Corpo

   Muito se ouve que se deve ingerir muitas fibras, mas você sabe o porque disto?

O que são e como agem fibras?

   Fibras são carboidratos partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridos pelo corpo, e passam intactas pelo intestino sem serem absorvidas. Elas são muito importantes para a saúde, e por não serem absorvidas pela organismo, agem como uma escova, limpando o intestino. Com isso faz com que a evacuação seja feita de maneira correta, com a eliminação de tudo que o organismo não necessita.

   As fibras alimentares são um elemento essencial na dieta. Mesmo não fornecendo nenhum nutriente, são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e podem ajudar no emagrecimento. 

   Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais. O consumo diário indicado de fibras varia de 25g a 35g, dependendo do número de calorias ingerido diariamente.

   As fibras são classificadas em dois tipos: Solúveis ou insolúveis em água. Estas diferenças são importantes, pois estão relacionadas ao efeito das fibras no risco de desenvolver certas doenças

Benefícios das Fibras
  • Atuam contra a constipação (prisão de ventre);
  • Previne a diabetes;
  • Auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Atuam na prevenção do câncer de cólon;
  • Auxiliam no controle de peso;
  • Previne a obesidade.
Alimentos fontes de fibras

Veja a quantidade de fibras em alguns alimentos



Fontes:
BENEFIBER. Fibras e você. Disponível em  http://www.benefiber.com.br/fibras.html. Visto em 22 ago 2013.
O que são fibras? Disponível em http://vivasemprecommsaude.blogspot.com.br/2009/02/o-que-sao-fibras.html Visto em 22 ago 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.