Benefícios do Mel de Abelha



   O mel é um ótimo carboidrato aliado no ganho de massa muscular, mas além disso, também traz diversos outros benefícios para quem o consome. 

   As propriedades benéficas do mel foram comprovadas através de diversos estudos científicos, dando à ele propriedades anti-sépticas, antimicrobiana e antibactericidas comprovadas. Estão presentes nele substâncias altamente benéficas para o corpo, como flavonóides e ácidos fenólicos. Possui também uma grande quantidade de sais minerais, como sódio, potássio, cálcio, manganês, ferro, fósforo, além das Vitaminas C, B1, B2 e B6.

   O mel é encontrado em diversas colorações, que vão desde o transparente até a cor escura, dependendo de sua origem botânica. O mel escuro (eucalipto) tem quatro vezes mais minerais que o claro, e possui grande potencial oxidante, o que o dá mais propriedades medicinais. O mel escuro possui sabor mais intenso e mais aroma que o mel claro.

   Veja alguns dos benefícios que o consumo de mel traz para o corpo:

  • Reduz o risco de alguns tipos de câncer;
  • Protege o coração;
  • Melhora desempenho físico de atletas e praticantes de atividade física intensa;
  • Reduz a irritação da garganta;
  • Reduz a tosse;
  • Melhora aspecto geral da pele;
  • Antibactericida;
  • Antimicrobiano;
  • Anti-séptico;
  • Fonte de Vitaminas C, B1, B2 e B6;
  • Fonte de grande quantidades de sais minerais.

   O consumo per capita de mel no Brasil ainda é baixo, menos de 300g por ano, pois infelizmente o mel de abelha ainda é visto como um remédio, e não como um alimento. Inclua este alimento riquíssimo em benefícios diariamente na sua saúde e previna-se de doenças, não use-o apenas como remédio!

Valor nutricional
1 colher de sobremesa de mel tem aproximadamente 13g de carboidratos e 40 calorias.

Fontes:

OLIVEIRA, Micheal. Quais os benefícios do mel para a sua saúde. Disponível em http://www.dieta.blog.br/saude-e-bem-estar/46-quais-os-beneficios-do-mel-para-sua-saude-e-para-sua-pele. Visto em 26 ago 2013.

OLIVEIRA, Roger. O poder do mel: Conheça seus benefícios. Disponível em http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/roger-oliveira/o-poder-do-mel-conheca-seus-beneficios-por-roger-c-oliveira/. Visto em 26 ago 2013.

VOZZA, Nati. Saúde e Nutrição: Os benefícios do Mel. Disponível em http://www.glam4you.com/2013/07/saude-e-nutricao-os-beneficios-do-mel/. Visto em 26 ago 2013.


3 comentários:

  1. Vale lembrar que o Mel,é um dos Alimentos Mais Duráveis,Ou Seja.Aquele Mel Extraído á 500 Anos,Sendo Adequadamente Armazenado,Sem Conservantes, Estaria Em "Boas Condições" Para Comer Hoje,Nesse Exato Momento!

    ResponderExcluir
  2. Valeu as dicas, amei o blog. ahhh e as receitinhas sao muito boas, vou esperimentar concerteza!

    ResponderExcluir
  3. Luisa disse: Eu não sou mt de doce, alias, detesto doce, mas xega uma hora q tu tem que comer pl menos um pokinho, eu tnh baxa himunidade, e sou magra- isso não tem nada a ver- como pra karalhio- e gosto de veis em quanto passar margarina (bastante eu amo margarina com sal ainda melhior) e um poko de mel no pão de manham pra tomar café, eu o q eu mais gosto de comer é bolacha maria, bolacha de porvilhio, de milho, só não gosto de chocolate ( o proprio chocolate) mas coisas feitas de chocolate como bolachas eu como, bolo de chocolate( nega maluca) se ñ for mt doce eu como mais pokinho, se não eu me dá ansia, sabe. Mas se quer saber, me ofereça um limão e um doce, eu vou correndo chupar o limão eu como de gomo que nem se come bergamota ali no sul. Adoro frutas citricas e azedas e doce paço longe....Ñ gosto.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.