9 Dúvidas respondidas sobre a Creatina

 1- O que é Creatina?

A Creatina é um composto de dois aminoácidos (glicina e arginina) que é produzido naturalmente pelo nosso corpo, com o intuito de fornecer a energia necessário aos músculos. 



2- Qual é a função da creatina?


A creatina auxilia no ganho de massa muscular muscular, na recuperação das atividades físicas, no aumento de força, na hidratação das células musculares, além de aumentar o número de calorias queimadas durante o treinamento.


3- Deve-se tomar a creatina em ciclos?

Como o organismo produz a creatina, o ideal é tomar a creatina em ciclos sim. Caso contrário, o corpo pode acostumar com a dose extra desse composto e parar de produzir naturalmente. 

4- A Creatina é encontrada em alimentos?

É sim, é encontrada principalmente na carne vermelha e no peixe.

5- Há efeitos colaterais da creatina?

Não há comprovação de efeitos colaterais ao organismo quando é utilizada conforme dose recomendada.

O uso acima do indicado pode trazer problemas ao fígado e aos rins. Para evitar qualquer sobrecarga, beba bastante água também durante o uso desse suplemento, pois pode causar retenção de líquidos também quando consumida em excesso.

6- Qual e a dose diária recomendada de Creatina?

De 3g à 5g diárias.

7- Creatina aumenta a massa muscular?

Sim, a Creatina dá mais resistência ao músculo, o treino fica mais pesado e ocorre a hipertrofia. Mas se for consumida em excesso, haverá retenção de líquido.

8- Seu consumo é seguro para mulheres?

Se o objetivo for a hipertrofia, sim. Sempre cuidando para nunca tomar mais de 8 semanas seguidas, nem mais de 3g diárias.

9- Qual é o melhor horário para consumir a Creatina?

Não há melhor horário, pois a Creatina fica armazenada no corpo para ser utilizada durante a atividade física. Para ser mais prático, pode ser consumida junto com o Whey Protein no pós treino. 


Fontes:

VIANUTRI. O que é Creatina? Disponível em http://www.vianutri.com.br/blog/o-que-e-creatina-tudo-sobre-creatina/. Visto em 23 julho 2013.

CURY, Fernanda. Creatina: Entenda como funciona esse suplemento alimentar. Disponível em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/creatina-entenda-como-funciona-esse-suplemento-alimentar/1273. Visto em 23 julho 2013.

CREATINAS. O que é a Creatina. Disponível em http://www.creatinas.com. Visto em 23 julho 2013.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.