10 Dúvidas respondidas sobre BCAA

1- O que significa BCAA?

   BCAA que vem da abreviação “Branch Chain Amino Acids”, que significa “aminoácidos de cadeia ramificada".



2- Por quais aminoácidos o BCAA é formado?

   O BCAA é formado por 3 essenciais aminoácidos, que não são produzidos pelo organismo: A L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

3- Efeitos do BCAA

   O BCAA atua na recuperação muscular, através da recuperação das microlesões musculares que ocorrem durante o treino intenso de musculação. Após o treino, é necessário que o organismo tenha nutrientes necessários para corrigir estas microlesões e promover o aumento da massa muscular, e o s aminoácidos do BCAA atuam nesta hora tão importante. Caso o corpo não tenha nutrientes necessários para corrigir as microlesões, ocorre perda de massa muscular.

   Para a célula produzir suas proteínas, elas necessita de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Para a construção muscular, o esquema é o seguinte:

AMINOÁCIDO>PROTEÍNA>MÚSCULO


4- Quais os benefícios do BCAA?
   O BCAA é uma fonte alternativa de energia para quase todos os tecidos do corpo humano, evita a diminuição de tecido muscular após o exercício, auxiliando na recuperação das microlesões musculares.

   Os níveis de ácido lático são menores após o exercício com o uso do BCAA, além de potencializar a liberação do hormônio do crescimento (GH).

   Aumenta a produção de insulina após o treino, hormônio que colabora diretamente com a hipertrofia muscular.

5- Qual é a melhor hora para tomar o BCAA?

   O ideal é consumir o BCAA antes e depois dos treinos, pois supre as necessidades de recuperação muscular e também eleva a produção de insulina, que, através de sua elevação, proporciona uma boa absorção dos aminoácidos e demais nutrientes.

6- Como tomar e qual a quantidade ideal que deve ingerir BCAA:

    O melhor é consumir de 4 á 8 gramas de BCAA antes do treino e 4 á 8 gramas depois.

7- BCAA Engorda?

   BCAA não engorda. Eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e, portanto, não contém nenhuma caloria nem carboidrato. 

8- BCAA retém Líquido?
   Não, BCAA não retém líquido, pois se trata de um suplemento com aminoácidos apenas.


9- O que são Aminoácidos não-essenciais


   Aminoácidos não-essenciais são os que o corpo humano pode sintetizar, ou seja, produzir. Não há necessidade de ingerí-los através da alimentação.

   São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina.


10- O que são Aminoácidos essenciais


   Os aminoácidos essenciais são aqueles que nosso corpo não produz. Diante deste fato, são somente adquiridos através de alimentação e suplementação (BCAA, por exemplo). São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.
Fontes:

TREINO MESTRE. BCAA - O que é, efeitos e como tomar. Disponível em http://www.treinomestre.com.br/bcaa-o-que-e-efeitos-e-como-tomar/. Visto em 22 jul 2013.

LODI, Vanessa Mara. O que é BCAA? Disponível em http://www.vianutri.com.br/blog/o-que-e-bcaa-tudo-sobre-bcaa/ Visto em 22 jul 2013.

7 comentários:

  1. Me ajudou bastante.
    Obrigado vou comprar com urgência

    ResponderExcluir
  2. Quem já teve embolia pulmonar pode tomar?

    ResponderExcluir
  3. Quem já teve embolia pulmonar pode tomar?

    ResponderExcluir
  4. EU JA TOMO A 1 ANO E SEM ELE EU NN SOU NINGUEM NOS TREINOS EU CONVERSEI COM MEU MEDICO ANTES POIS SOU DOADORA DE SANGUE AII TIVI UM POUCO DE MEDO MAS ELE MIM ESCLAREÇEU TD CERTINHO. MAS ESSA INFORMAÇAO E BOA PRA QUEM QUER TOMAR NN TEM NADA A VER COM BOMBA COMO ALGUNS MAUS INFORMADOS FALAM.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.