Porque incluir batata doce na alimentação

   A batata doce é um alimento que não é apenas delicioso, é muito importante que seja consumido por todas nós que praticamos atividades físicas, querendo músculos mais definidos ou não.


Benefícios da Batata Doce

   Todos os alimentos que são fontes de carboidratos possuem um índice glicêmico, e a batata doce possui um índice glicêmico médio, menor que todos os outros tipos de batatas. Isso quer dizer que ela é liberada para o sangue em forma de glicose lentamente (quanto maior o índice glicêmico, mais rápido o corpo absorve). 

   O índice glicêmico da batata doce faz dela um ótimo alimento para ser consumido a qualquer hora do dia, principalmente antes do treino. Após o treino prefira carboidratos de alto índice glicêmico combinados com proteína, pois é nessa hora que o corpo precisa de combustível para alimentar os músculos.
   A batata doce também é ótima fonte de ferro, cálcio e fibras. As fibras não são digeridas nem absorvidas pelo nosso organismo, mas mesmo assim possuem um papel importantíssimo para o nosso corpo. Uma alimentação com níveis adequados de fibras traz equilíbrio para a flora intestinal; contribui para a formação de fezes, melhorando sua circulação e evacuação, tornando-as hidratadas; elimina colesterol e gorduras do corpo, entre outras coisas! As fibras também promovem sensação de saciedade, o que quer dizer que você não vai ficar com fome logo após comer e não vai ingerir mais alimentos que o necessário.

   A vitamina C e todas as vitaminas do complexo B, que também estão presentes na batata doce trazem ainda mais benefícios, sendo parte da constituição de todas as células do corpo, melhorando o sistema imunológico, regulando o açúcar no sangue e fazendo muitas outras coisas em benefício do seu corpo!


Tipos de Batata Doce

   Os tipos de batata doce mais comuns são quatro, e sua classificação ocorre de acordo com a cor da sua polpa:

Batata Branca: Tem a polpa seca e não é muito doce
Batata Amarela: Similar à branca, mas possui o sabor mais doce
Batata Roxa: Possui a casca e a polpa roxas, é a mais doce de todas, ótima para receitas
Batata Doce Avermelhada: Possui a casca parda e polpa amarela com veios roxos e avermelhados.

Fonte:


FRANZONI, Michele. Os benefícios da batata doce na dieta. Disponível em http://blogdamimis.com.br/2013/01/23/os-beneficios-da-batata-doce-na-dieta/. Acesso em 13 jun 2013.

A importância das fibras . In Infopédia. Disponível em http://www.infopedia.pt/$a-importancia-das-fibras. Acesso em 13 jun 2013.

Benefícios da Batata Doce. Tua Saúde. Disponível http://www.tuasaude.com/beneficios-da-batata-doce/. Acesso em 13 jun 2013.

PERES, Rodolfo Anthero de Noronha. Batata Doce - O Carboidrato do Atleta. Disponível em http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1084. Acesos em 13 jun 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.