Musculação: O que é? Para que serve? Quais são os benefícios?

   Então você está pensando em começar a praticar musculação, mas não sabe muito bem o que é nem para que serve a musculação? A musculação é uma atividade anaeróbica, que consiste em trabalhar a musculatura corporal com pesos, realizando exercícios específicos para cada grupo muscular a ser trabalhadado. É uma atividade de alta intensidade e curta duração. 

o que é musculação

   Em geral, as  meninas que procura uma academia para fazer musculação tem em mente um desses objetivos:

Hipertrofia muscular,
definição muscular ou
perda de gordura corporal.

   Para cada um desses objetivos existe um treinamento específico, tanto na musculação quanto na alimentação, por isso é importante que você tenha acompanhamento de um profissional, que pode ser um instrutor da academia ou um personal trainer. Ele vai se encarregar de definir o melhor treino para você, de quanto em quanto tempo você precisará trocá-lo, e qualquer outra dúvida que você tiver, ele poderá ajudá-la. Cabe salientar também que os benefícios da musculação são de longo prazo, você tem que fazer um certo tempo antes de começar a ver os resultados no seu corpo.

   O surgimento da Musculação ocorreu devido à uma busca pela qualidade de vida, compreendendo a saúde músculo-esquelética, com a finalidade de melhorar aptidões físicas. Uma vez que se está mais bem condicionado fisicamente devido à musculação, há mais conforto e segurança nas atividades diárias, mesmo em situações em que se necessita mais habilidades como força e resistência.

   Atualmente, a Musculação é utilizada para os mais diversos objetivos, não só aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal, mas também por atletas para melhora da performance esportiva de atletas, aumento da potência muscular e condicionamento físico geral. 


Veja um pouco dos benefícios que a musculação pode trazer para você:

  • Melhora a parte estética.
  • Faz com que a sua gordura corporal diminua.
  • Aumento de massa muscular.
  • Musculação torna o coração mais saudável. A musculação treina o coração para esforços intensos. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
  • Acelera o metabolismo. O tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. 
  • Aumenta a força.
  • Dá uma maior definição ao corpo.
  • Musculação melhora os aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem).
  • Aumenta a resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções.
  • Melhora a auto-estima.
  • Melhora a postura e a flexibilidade. A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. 
  • A musculação pode ser feita em conjunto com outros esportes, com o intuito de fortalecer os músculos, para auxiliar na preparação e treinamento de outras modalidades.
  • Você pode evitar doenças, entre elas osteoporose, artrose e diabetes.
Viu como a musculação é cheia de benefícios? Melhore sua qualidade de vida e seu corpo!

Fontes:

MENEZES, Fernando. Benefícios da Musculação vão alem do corpo definido. Disponível em http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14042-beneficios-da-musculacao-vao-alem-do-corpo-definido. Visualizado em 9 jun 2013.

IGAYARA DE SOUZA, Valéria Alvin. Porque a musculação é tão recomendada? Disponível em http://maisequilibrio.terra.com.br/porque-a-musculacao-e-tao-recomendada-3-1-2-127.html. Visualizado em 9 jun 2013.

PORTAL EDUCAÇÃO. O que é Musculação. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos/8239/o-que-e-musculacao. Visualizado em 9 jun 2013.

Longevity Center. O que é Musculação? Disponível em http://www.evertoncf.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=3:o-que-e-musculacao. Visualizado em 9 jun 2013.

Corpo Perfeito. Musculação. Disponível em http://www.corpoperfeito.com.br/ce/musculacao. Visualizado em 9 jun 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.