Fique Atento ao Vilão: Xarope de Milho de Alta Frutose

   O xarope de milho de alta frutose é um adoçante artificial mais barato e mais doce do que o açúcar, e é utilizado pela indústria alimentícia simplesmente porque contribui para o aumento dos lucros.

   O problema neste produto é a frutose, que é um açúcar natural da fruta e do mel. O corpo não usa a frutose como uma fonte imediata de energia, como faz com a glicose. Ao invés disso, o corpo metaboliza a frutose em gordura e a armazena (tudo que ninguém quer que aconteça!).

   Veja como age a frutose no corpo, quando ingerida em formato de xarope de milho de alta frutose: Normalmente, você ingere carboidrato que possua glicose ou amido e o organismo libera insulina para controlar o peso. A insulina tenta levar os carboidratos para as células musculares para serem usadas como energia, além de facilitar o armazenamento no fígado para utilização posterior. Após isto o apetite cessa, dando ao corpo a mensagem de que já foi alimentado, e estimula a produção de leptina, uma proteína que é fabricada nas células de gordura e ajuda a regular a quantidade de gordura armazenada e a aumentar o metabolismo, tudo para manter o peso sob controle. Este é o funcionamento ideal, mas quando você ingere xarope de milho de alta frutose, a frutose corrompe esse sistema, pois não estimula a insulina e, consequentemente, não aumenta a produção de leptina, portanto, o corpo não saberá a hora de parar de comer.

   A frutose é amplamente usada em refrigerantes e doces em geral, mas um problema sério deste adoçante artificial é que ele é usado, muitas vezes, em coisas supostamente saudáveis, como molhos prontos de macarrão, cereais com adoçante e barras energéticas. Portanto, fique de olho no rótulo dos seus alimentos prontos. Muitas vezes você está fazendo mal para o seu corpo sem se dar conta disso!

   Pesquisas mostram que o consumo da frutose através do xarope de milho de alta frutose está diretamente ligado à obesidade e acúmulo de gordura, mas não há evidência direta de que o consumo moderado de frutose tenha efeito danoso na saúde, afinal, a frutose está presente em quantidades baixas em diversas frutas e verduras, que devem ser consumidos por todos.



Fonte: 

ZINCZENKO, David. A Dieta do Abdômen. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
SOUZa, Ivan Cesa O. Correia de. Frutose: O Doce Vilão. Disponível em http://drauziovarella.com.br/diabetes/frutose-–-o-doce-vilao-ii/. Acesso em 3 jun 2013.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.