O que são Negative Reps (Repetições negativas)

Antes de ler, para quem ainda não conhece, entenda estes dois termos:

   Fase excêntrica: A fase excêntrica de um exercício (ou fase negativa) é aquela em que ocorre o ganho de tensão com o alongamento do músculo. A fase excêntrica é aquela em que fazemos força para "segurar" o peso.

   Fase concêntrica: A fase concêntrica (ou positiva) de um exercício é aquela em que o músculo está contraído e se observa o encurtamento muscular, fase em que ele está tenso. 

   A fase negativa do movimento (excêntrica) é aquela em que você não está fazendo a força positiva (concêntrica) para puxar ou empurrar o peso, apenas a força da "volta"do peso para o lugar de origem no início do exercício. Ex: na cadeira flexora a negativa é quando você está levantando as pernas à caminho de ficarem esticadas. 

   Se utilizarmos somente as contrações excêntricas (ou negativas) é possível utilizar uma carga muito mais alta, pois possuímos aproximadamente 40% a mais de força do que na fase concêntrica. Na fase negativa, o movimento garante maior hipertrofia, sendo que causa mais microlesões no músculo treinado. 



   Para fazer as repetições negativas, é ideal que haja alguém lhe ajudando a "levantar" o peso, pois a carga deve estar muito mais alta do que nas repetições normais. Após a pessoa lhe ajudar a levantar o peso, você faz a repetição negativa, trazendo o peso de volta a posição original.
   
   Outra maneira de utilizar a repetição negativa:

   Negativas forçadas: Faça a fase concêntrica do movimento da forma normal, e peça para que alguém adicione uma carga extra na fase excêntrica do movimento, seja adicionando anilhas, mudando o peso na máquina ou fazendo resistência extra com as mãos.

   Caso não haja ninguém para lhe ajudar na hora do exercício, você pode usar a força negativa dessa outra maneira:

   Negativas acentuadas: Faça a série normalmente, apenas dando mais ênfase a fase concêntrica (4-6 segundos).

Fonte: Blog Fit Girl Talk, Blog Esporte é Saúde, Fórum Mais uma Sarada.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.