O que são Aminoácidos


Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina 
e um grupo carboxila. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre.

   Resumidamente, aminoácido é um pedaço de proteína. 

   Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas. A forma mais importante para nós dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, formam as proteínas. Este tipo de aminoácido possui, normalmente, uma estrutura de um carbono central ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.

   As proteínas se formam da junção de moléculas de aminoácidos, ou seja, são polímeros de aminoácidos. As proteínas humanas são formadas através da combinação aleatória de 20 tipos diferentes de aminoácidos.

   Para a célula produzir suas proteínas, elas necessita de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Para a construção muscular, o esquema é o seguinte:
AMINOÁCIDO>PROTEÍNA>MÚSCULO

   Conclui-se que, para se ter músculo, tem que haver proteína, e para se ter proteína, tem que haver aminoácidos.

Aminoácidos não-essenciais
   Aminoácidos não-essenciais são os que o corpo humano pode sintetizar, ou seja, produzir. Não há  necessidade de ingerí-los através da alimentação.

   São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina.

Aminoácidos essenciais
   Os aminoácidos essenciais são aqueles que nosso corpo não produz. Diante deste fato, são somente adquiridos através de alimentação. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.



Fonte: www.dicasdetreino.com.br, wikipedia, infoescola.com, mdsaude.com

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.